admin
O circle time é um dos momentos mais democráticos em nossas salas de aula e uma das formas mais sólidas de retenção de conhecimento para a criança. É aquele momento em que o facilitador conclama a todos a sentar-se em círculo sobre um tapete.
A forma geométrica é uma mera formalidade, geralmente sentamos em roda para que todos possam ver uns aos outros, ninguém seja excluído, e todos tenham as mesmas oportunidades de participação. Mas o círculo é orgânico e tem vida! E vai se metamorfoseando em quadrado, retângulo, adquire a forma oval, ou pode até mesmo virar uma linha. Tudo isso depende das iniciativas propostas e do momento emocional do grupo, pois a criança é o centro do nosso trabalho.
Durante a experiência diária do circle time, as crianças têm acesso ao lúdico, têm a oportunidade de interagir entre si, a liberdade de expressar-se de forma livre e corajosa, enfrentar sua timidez, pois não há cobranças. É um momento de participação coletiva, onde cada um sabe que é o elo que sustentará o próximo.
O circle time, assim como a maior parte do que acontece na St. John´s, é essencialmente transdisciplinar. As mais diversas atividades, brincadeiras e músicas são aplicadas no programa de aprendizado (POI). Uma vez, no evento anual do Open House em nossa escola com uma turma do 1º ano, uma mãe ao término da vivência, exclamou: “Ah… agora sim, entendi como funciona e porque meu filho fala tanto sobre esse tal de circle time! ”. É assim mesmo, o circle time é entusiasmante e nos faz feliz. É quando sentamos juntos em roda, contribuímos com nossa dúvida ou saber, podemos refletir sobre o que ouvimos, fortalecemos nosso conhecimento. É a ocasião perfeita para compartilhar novas ideias, exibir suas habilidades em determinado assunto, ajudar seu companheiro, e aprender com o próximo. Como resultado, memorizamos nossas lições, crescemos mais fortes como um grupo anímico, alcançamos novos patamares do saber, passamos para o próximo nível, criamos o hábito do respeito entre si, nos apossamos do saber. Durante o circle time existem princípios universais a serem seguidos: o respeito ao próximo, a cidadania e as regras da boa convivência social.
Sobre a autora: Ms. Anna Azevedo possui mais de 20 anos de experiência em tradução e bilinguismo, é professora IB especializada em alfabetização em inglês através do uso de fonemas.
Powered by Froala Editor
Back To Notices